Grupo Pregando Peça celebra 40 anos com espetáculos gratuitos no Theatro Treze de Maio

Grupo Pregando Peça celebra 40 anos com espetáculos gratuitos no Theatro Treze de Maio

Foto: Ronald Mendes (Divulgação)

A peça "O Príncipe e o Dragão" será apresentada no Theatro Treze de Maio na celebração dos 40 anos do grupo

A nova edição do projeto Palco Treze Para Crianças, no Theatro Treze de Maio, comemora os 40 anos do Grupo Pregando Peça. Quatro décadas de atividades ininterruptas não poderiam passar em branco e, por isso, as celebrações começam em janeiro com projeto contemplado na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM), cidade onde tudo começou.

O grupo apresenta nos dias 27 e 28, no Treze, as peças com bonecos O Príncipe e o Dragão e Rapunzel. As apresentações ocorrerão às 18h30min e os ingressos, gratuitos, já estão disponíveis na bilheteria do Theatro. Os simpáticos e coloridos personagens serão manipulados pelos atores Sérgio André, Jaime Ziegler e Luciane Vilanova. O texto e a direção são de Luciane Vilanova e Sérgio André.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Outras duas montagens serão apresentadas pelo projeto em junho ou julho, no recesso escolar, quando o público também terá acesso a uma exposição comemorativa com itens e documentos de seu acervo histórico.

O grupo Pregando Peça é um dos mais ativos do Rio Grande do Sul e percorre o país com seus espetáculos de bonecos e com projetos diferenciados e itinerantes. Constituído de fato em 1984, na cidade de Santa Maria e de direito em 1987, traçou um caminho com resiliência e resistência, transpondo os obstáculos e desafios inerentes aos fazedores de cultura.

Trajetória

Em 1984, Luciane Vilanova, então estagiária do Curso de Artes Cênicas da UFSM, deu início ao grupo teatral e às atividades a partir de um curso de preparação de atores em parceria com o SESI. Após o término do estágio e conclusão do curso, ela constituiu o grupo legal e juridicamente.

Em 1993 o grupo deu início a uma nova etapa na construção de espetáculos, passando a investigar a linguagem do teatro de animação. Neste período, também realizou várias edições de um projeto chamado A Escola Vai ao Teatro. A peça de estreia foi O Macaco Simão, com apresentações no Clube Caixeiral.

Foto: Arquivo Pregando Peça

Luciane Vilanova e Sérgio André Alves da Silva, parceiros na vida e na arte, lembram que o grupo realizou uma maratona de apresentações para as escolas do município e distritos. Também disponibilizava ônibus aos estudantes, permitindo que esses tivessem acesso ao espetáculo. A segunda edição foi realizada em 1994 em um Theatro Treze de Maio ainda em obras. Parte da bilheteria do espetáculo O Príncipe e o Dragão foi doada à Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio.

O projeto teve sequência em 1996 com a peça Romeu e Julieta em Busca do Arco-Íris e como palco, o Centro de Atividades Múltiplas, conhecido como Bombril. Depois veio Rapunzel com edição descentralizada e realizada no Teatro Caixa Preta, da UFSM, Centro de Atividades do SESI Santa Maria e Bombril.

A partir daí o grupo abriu novas frentes e passou a atuar intensamente em todo o Rio Grande do Sul, realizando apresentações e oficinas. Hoje, o grupo tem contribuído para escrever a história do teatro de bonecos em outros 12 estados brasileiros. Dos 40 anos de trajetória, 30 foram dedicados a arte do teatro de animação. O resultado desse processo criativo são 13 peças de teatro de bonecos. A qualidade de seus espetáculos resultou em dezenas de premiações em festivais.

– Se pudermos ressaltar algo relevante nestes 40 anos é que mais de 200 pessoas, entre atores, técnicos e profissionais da área passaram pelo grupo e mais de um milhão de pessoas assistiram nossos espetáculos e participaram de eventos de formação e oficinas – celebra a atriz, produtora e diretora Luciane Vilanova.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Pregando Peça

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cissa Guimarães voltará à televisão em novo programa; saiba mais Anterior

Cissa Guimarães voltará à televisão em novo programa; saiba mais

Inscrições para o Concurso Rainha do Carnaval do Rio Grande do Sul abrem nesta terça Próximo

Inscrições para o Concurso Rainha do Carnaval do Rio Grande do Sul abrem nesta terça

Cultura